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 Threads: esta é a hora certa de embarcar na nova onda da Meta?

Recentemente, conhecemos o Threads, a nova rede social da Meta que está atraindo a atenção de milhões de novos usuários, especialmente daqueles que já têm Instagram e pessoas que não estão satisfeitas com as novas regras impostas por Elon Musk no Twitter.

Coincidência ou não, a empresa de Mark Zuckerberg apresentou sua mais recente criação no início de julho, que muitos têm chamado de concorrente direta ou a rede que poderia superar a plataforma dos 280 caracteres.

Esse lançamento ocorre após uma grande turbulência no Twitter, quando Elon Musk anunciou limites nas visualizações de tweets, estabelecendo um máximo de 10 mil mensagens por dia para contas verificadas e mil para aquelas que não possuem o famoso “selo azul”. Isso gerou críticas dos usuários, que, ao perceberem uma nova alternativa como o Threads, começaram a abrir suas contas, iniciando uma onda de conteúdos cômicos sobre o assunto.

O que é o Threads?

De acordo com um comunicado publicado na página oficial da Meta, o Threads é um novo aplicativo desenvolvido pela equipe do Instagram, que oferece uma forma inovadora de compartilhar atualizações em texto e participar de conversas públicas.

Como funciona?

O Threads pode ser acessado ao fazer login com uma conta do Instagram, onde os usuários podem publicar conteúdo de até 500 caracteres e até mesmo adicionar links, fotos e vídeos com duração de até 5 minutos. “Estamos trabalhando para tornar o Threads compatível com redes sociais abertas e interoperáveis, o que se acredita que moldará o futuro da Internet”, pode-se ler no comunicado da Meta sobre os próximos passos do aplicativo.

Assim como no Instagram, os usuários podem seguir e se conectar com amigos e criadores que compartilham seus interesses. Além disso, uma das características destacadas do Threads é seu feed, onde os usuários podem ver as postagens das pessoas que seguem, bem como conteúdo recomendado de novos criadores que ainda não descobriram. Além disso, os usuários têm a opção de compartilhar facilmente suas postagens do Threads em seus Stories do Instagram ou em outras plataformas de sua escolha.

O Threads foi construído com o objetivo de incentivar conversas positivas e produtivas. Os usuários podem controlar quem pode mencioná-los ou responder às suas postagens. Eles também podem bloquear, restringir ou denunciar perfis que considerem inadequados. A segurança dos usuários é uma prioridade, e as diretrizes da comunidade do Instagram serão aplicadas para garantir um ambiente seguro e respeitoso.

É hora de seguir a tendência?

Mark Zuckerberg, por meio de sua conta oficial no Threads, publicou que a plataforma ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários ativos em apenas sete horas, o que significa que, a cada 10 segundos, entre 250 e 350 pessoas se registraram em cerca de 100 países.

Embora este novo aplicativo pareça estar no meio de uma guerra entre gênios e bilionários, a realidade é que está captando a atenção de centenas de empresas e marcas famosas. “Mas a dura verdade é que o Threads não é para todas as empresas”, comentou Steffy Hochstein, Digital Director de another, a agência global com a maior oferta de comunicação na América Latina.

“Muitas marcas optam por não abrir certas contas porque não se encaixam em sua estratégia. Não é segredo que várias empresas não têm uma presença completa em todas as plataformas digitais porque preferem alcançar seu público-alvo, em vez de usar aplicativos massivos, que podem não chegar a muitas pessoas”, acrescentou Hochstein.

A especialista de another aponta que as marcas primeiro devem questionar se essa nova rede social combina com sua personalidade, estratégia e, acima de tudo, ela adverte que a euforia em torno desse novo produto pode diminuir nos próximos dias, portanto, dependerá do feedback dos usuários e de suas experiências para saber se o aplicativo passará no teste ou se trata apenas de uma moda passageira.

“Após analisar, é necessário designar uma equipe composta por especialistas com ampla experiência em redes, como Instagram e Twitter, por exemplo, para executar uma estratégia no Threads”, comentou Hochstein.

É possível criar uma campanha de anúncios e monetizar no Threads?

Atualmente, várias marcas se juntaram rapidamente à nova plataforma, como Asos, Pretty Little Thing, JD Sports, Footasylum, Taco Bell, Netflix, Spotify, entre outras.

Quanto aos anúncios pagos, o aplicativo ainda não oferece esse serviço. Na verdade, Zuckerberg já foi questionado por alguns usuários sobre esse assunto e respondeu o seguinte: “Nosso foco será o mesmo de todos os nossos outros produtos: fazer com que o produto funcione bem primeiro, depois ver se podemos levá-lo a um bilhão de pessoas de forma clara e, em seguida, pensar na monetização nesse ponto“, afirmou.

Por fim, Steffy considerou que todo o novo panorama aponta para duas opções para as empresas: primeiro, analisar o quanto é vantajoso entrar nessa nova onda e, segundo, caso confirme a criação de uma conta, fazê-lo imediatamente para aproveitar essa novidade com o apoio de uma equipe especializada, por exemplo, contratando uma agência com especialistas no assunto. “Tomar uma decisão agora para levar sua mensagem aos consumidores dessa nova aplicação e aproveitar o fato de que ela oferece uma experiência em que uma publicação pode ser compartilhada em várias redes sociais da Meta”, conclui a especialista.

Foto: Divulgação